Um capacete que pode ler sua mente está a caminho! Por mais que seja em uma escala mais modesta, estamos caminhando para o futuro que tanto vemos em filmes de ficção científica. A startup Kernel, com sede na Califórnia, logo vai começar a entregar para dezenas de clientes nos Estados Unidos um capacete que pode analisar neurônios sendo disparados no cérebro de uma pessoa.

Um deles, o futurístico “Flow”, pode registrar dados em tempo real e estabelecer padrões precisos de atividade cerebral usando lasers, que registram a atividade cerebral pelas mudanças nos níveis de oxigenação do sangue.

publicidade

O outro capacete, chamado “Flux”, mede a velocidade dos neurônios em tempo real e fornece acesso à atividade cerebral em situações normais do dia a dia, como excitação, emoção, atenção e aprendizagem.

Os primeiros a receber os capacetes incluem funcionários de instituições de pesquisa do cérebro e outras empresas que querem entender melhor o que se passa na mente dos clientes.

Pesquisadores podem usar dados coletados por capacetes como esses para estudar o envelhecimento do cérebro, e até as causas de distúrbios mentais.

O capacete Flow custa 50 mil dólares, ou aproximadamente 252 mil reais, e ainda não tem previsão de entrega.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!