Célula no pulmão replica como Covid-19 infecta vias aéreas

Gabriela Bulhões21/06/2021 22h57
Covid. Imagem: Shutterstock
Covid. Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, criou um modelo das células encontradas nos pulmões que podem ser usadas para replicar como o Covid-19 infecta as vias aéreas. A informação foi publicada na revista STEM CELLS e abre caminho para estudos mais amplos de infecções pulmonares virais usando um sistema de baixo custo que pode ser facilmente fabricado em grande escala.

A Covid-19 resultou mais de 3,5 milhões de mortes em todo o mundo e mais de 500 mil no Brasil, trazendo a necessidade urgente de modelos de vias aéreas que possam ser usados ​​para desenvolver terapias eficazes. Embora o uso de modelos in vitro gerados a partir de células epiteliais pulmonares primárias que imitam as vias respiratórias humanas tenha aumentado em popularidade nos últimos anos, sua disponibilidade é limitada a amostras primárias que podem diferir significativamente, dependendo das origens genéticas de vários doadores .

As células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) oferecem uma maneira potencial de contornar essa desvantagem. Geradas a partir de células-tronco adultas encontradas na gordura, pele, sangue e em outros lugares, elas podem ser reprogramadas para se tornarem todos os outros tipos de células do corpo, incluindo aquelas que constituem as vias respiratórias.

No estudo , as células epiteliais das vias aéreas foram geradas a partir de iPSCs (usando uma população mista de progenitores de pulmão) cultivando-as em uma membrana de poliéster para permitir a formação de uma monocamada confluente, expondo-as a uma interface ar-líquido para induzir a diferenciação em um modelo epitelial pseudoestratificado.

Os pesquisadores demonstraram que seu modelo é composto pelos tipos de células encontrados no epitélio das vias aéreas superiores humanas – incluindo células ciliadas funcionais . Ou seja, as células são capazes de secretar muco e de serem prontamente infectadas pelo SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19.

Leia mais:

“As células modelo infectadas também secretaram citocinas em níveis correspondentes ao comportamento do epitélio das vias aéreas no corpo após a infecção por Covid-19”, disse Lyle Armstrong, professor de ciências das células-tronco na Universidade de Newcastle, no Reino Unido e autor correspondente do estudo. 

Fonte: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Gabriela Bulhões é redator(a) no Olhar Digital