Síndrome inflamatória multissistêmica em adultos pode ter relação com a Covid-19

Por Matheus Barros, editado por Lyncon Pradella 21/06/2021 16h07
Representação gráfica do SARS-CoV-2
Imagem: Kateryna Kon/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em um caso publicado no Canadian Medical Association Journal, um grupo de médicos alertaram sobre um caso de síndrome inflamatória multissistêmica em um adulto que se recuperou da Covid-19.

O paciente de 60 anos procurou o hospital com uma série de sintomas, entre eles: falta de ar prolongada, febre alta, fadiga severa e inchado, além de coração dilatado e inchado nos pulmões. O paciente teve o teste para SARS-CoV-2 positivo quatro semanas antes de apresentar os sintomas.

Paciente internado com Covid-19
Síndrome inflamatória multissistêmica em adultos pode ter relação com a Covid-19.
Imagem: Mongkolchon Akesin/Shutterstock

“Dada a história recente do paciente de infecção por SARS-CoV-2, febres sem sintomas localizados, alterações da mucosa oral, linfadenopatia cervical, conjuntivite e alterações nas extremidades inferiores, suspeitamos de síndrome inflamatória pós-Covid-19. A apresentação foi semelhante aos casos relatados de uma complicação incomum, mas grave, em crianças e adolescentes infectados com SARS-CoV-2, chamada de síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C), bem como doença semelhante a Kawasaki “, apontaram os especialistas em doenças infecciosas, Genevieve Kerkerian e Stephen Vaughan.

Os autores do estudo afirmaram ainda que pouco se sabe sobre a síndrome inflamatória multissistêmica em adultos (MIS-A) e que os poucos casos haviam sido encontrados em pessoas com menos de 50 anos, mas que o novo paciente mostra que a idade não deve ser um limitador do potencial diagnóstico.

Leia também!

“Ao contrário do MIS-C, atualmente não há exigência de relatar casos de MIS-A às autoridades provinciais ou estaduais, mas isso deve ser encorajado para facilitar a pesquisa e melhorar os resultados dos pacientes”, afirmam os responsáveis pela pesquisa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.