Em um campo na Inglaterra, três robôs receberam uma missão: encontrar e eliminar ervas daninhas com eletricidade antes do plantio de sementes.

Os robôs, chamados de Tom, Dick e Harry, foram desenvolvidos pela Small Robot Company para livrar o solo de ervas daninhas indesejadas com o mínimo de uso de produtos químicos e maquinário pesado.

publicidade

A startup lançou o Tom em abril deste ano, e ele já está em uso em três fazendas no Reino Unido. Os outros dois robôs ainda estão em fase de testes.

O robô Tom pode escanear 20 hectares por dia, coletando dados que são, então, usados ​​por Dick, um robô de “cuidado de plantações”, para eliminar ervas daninhas. Em seguida, é a vez do robô Harry plantar sementes no solo livre de ervas daninhas.

Segundo a empresa, o sistema completo pode reduzir os custos de manutenção da plantação em 40% e o uso de produtos químicos em até 95%.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, seis milhões de toneladas métricas de pesticidas foram comercializadas globalmente em 2018, avaliadas em 38 bilhões de dólares.

A Small Robot espera lançar o sistema completo de robôs até 2023. O serviço vai ser oferecido a um preço de cerca de 568 dólares, cerca de 3 mil reais, por hectare.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!