Do Chapolin voando no aerólito ao Capitão América lutando contra uma horda de alienígenas, passando até pela previsão do tempo no telejornal, todas essas cenas que usam efeitos especiais tem uma coisa em comum: utilizaram uma técnica conhecida como “chroma key”.

Usar um fundo verde (ou azul) para inserir, na pós-produção, uma outra imagem é um dos recursos mais antigos do cinema – começou a ser utilizado ainda na década de 1930 – mas até hoje faz parte do repertório de editores de vídeo. Por quê? Porque é prático, simples e relativamente barato.

A ideia é filmar a cena com uma tela monocromática ao fundo e, posteriormente, sobrepor outra imagem ou vídeo, tornando o background transparente. Isso explica, inclusive, a escolha da cor do fundo: verde e azul se diferem mais nitidamente em matiz de qualquer cor de pele humana, do contrário a pessoa ficaria “invisível” quando o efeito fosse aplicado (inclusive, é assim que se faz até hoje: cobrir o ator ou objeto de verde e remover na pós-produção).

Felizmente, a técnica do chroma key está muito mais acessível hoje. Qualquer pessoa com uma câmera, um computador e um fundo verde consegue, de maneira simples, reproduzir o efeito. Muitos criadores de conteúdo do YouTube, por exemplo, usam a técnica para deixar seus vídeos com um aspecto mais profissional e ilustrativo em vídeo aulas, ou até para fazer streaming de jogos deixando sua própria imagem na tela.

Talvez o “ingrediente” mais complicado de se conseguir para fazer um chroma key seja a tela de fundo em si. É fácil encontrar à venda no comércio eletrônico telas de fundo infinito em tecido dos mais variados preços e tamanhos – vai depender da sua necessidade. Fundos menores servem para vídeos nos quais a pessoa em foco só estará sendo filmada da cintura para cima, enquanto telas maiores são usadas para capturar uma ou mais pessoas inteiras.

Mas só o background não adianta. Uma boa iluminação pode ser a diferença entre o Chapolin e um Capitão América no efeito final, então é importante estar atento a isso. Luzes difusas e suaves no fundo verde ajudam a eliminar sombras, garantindo que o produto final pareça suave e natural.

Chroma key
Chroma key. Créditos: Shutterstock

As pessoas em foco devem ter uma iluminação própria separada, também para evitar sobras. Outro detalhe importante, que parece óbvio, mas se passar despercebido pode causar muitos problemas lá na frente, é que as pessoas que estarão no vídeo devem evitar usar roupas verdes. Tudo o que é verde na cena será removido ao usar o chroma key.

A pós-produção, que a princípio pode parecer a parte mais complicada, pode ser muito mais simples: basta usar o software certo. Com o Movavi Video Editor Plus é possível editar uma cena com chroma key com poucos cliques e resultados impressionantes. Confira o passo a passo:

Etapa 1. Instale o Movavi Video Editor Plus

Baixe e instale o Movavi Video Editor Plus em seu PC ou Mac. Após a conclusão da instalação, inicie o programa.

 Etapa 2. Importe seus arquivos de mídia para o programa

Lembre-se de que em um vídeo chroma key, você precisará de dois elementos: um para ser usado como plano de fundo e o outro como primeiro plano. Podem ser dois vídeos ou um vídeo e uma foto. O primeiro plano deve ser uma metragem de tela verde. Agora adicione os arquivos que deseja combinar usando a técnica chroma key. Clique em “Adicionar arquivos” na guia “Importar” e selecione os itens apropriados. Clique em “Abrir” para adicionar os arquivos ao compartimento de mídia do programa.

Etapa 3. Edite sua filmagem usando o efeito de vídeo de tela verde

Arraste os dois itens da bandeja de mídia para a trilha de vídeo. Em seguida, selecione o vídeo que você vai usar como primeiro plano e arraste-o para cima. Ao fazer isso, uma trilha de sobreposição aparecerá.

No menu “Mais ferramentas”, do lado esquerdo, selecione a guia “Chroma Key”. Clique em qualquer lugar no fundo do vídeo na tela de visualização usando a ferramenta de seleção de cores – isso tornará a cor selecionada transparente. Ajuste os parâmetros “Tolerância”, “Ruídos”, “Bordas” e “Opacidade” como desejar e clique em “Aplicar”. O plano de fundo mudará automaticamente para o que você escolheu.

Etapa 4. Salve o vídeo do Chroma Key

Quando estiver satisfeito com o resultado, clique no botão “Exportar”. Na janela que aparece, insira o título, selecione o formato de vídeo apropriado, qualidade e pasta de destino. Quando tudo estiver definido, clique em Iniciar.

O Movavi ainda oferece efeitos como câmera lenta, estilização e outros filtros para deixar o seu trabalho com um look mais profissional. A Movavi Effects Store ainda disponibiliza mais títulos, transições e outros conteúdos extra concebidos por designers profissionais. Você pode usar a versão de avaliação do software gratuitamente por sete dias, ou aproveitar o Movavi Unlimited, que dá acesso a 11 aplicativos, incluindo efeitos especiais, editor de vídeo, fotos, gravação de tela e outros por R$ 199,95 por ano, ou R$ 399,95 para uso comercial. Saiba mais sobre a função  Chroma Key da Movavi  clicando aqui!