Quando falamos em transporte ecologicamente correto, a bicicleta é o primeiro veículo que vem em mente. No entanto, o artista plástico uruguaio Juan Muzzi decidiu ir além e construiu um modelo com o quadro, que é a estrutura principal, feito totalmente de garrafas PET. Ela foi batizada de Muzzicycle.

O modelo de locomoção eco-friendly já existe algum tempo, mas foi recentemente que a ideia tomou forma e já está até sendo exportada para outros países.

O artista conta com a parceria de ONGs que recolhem, trituram e granulam o material. No processo de produção, o plástico granulado entra em uma máquina e é injetado em um molde de aço. Cada quadro demora quatro minutos e meio para ser fabricado e, se for feito só de garrafas PET, são utilizadas 200 garrafas. Com este processo, por ano, podem ser reciclados mais de 15 mil toneladas de materiais plásticos.

Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Com uma produção tão intensa assim, a ideia de uma bike feita 100% com matérias plásticos reciclados, se torna uma ótima alternativa sustentável.

publicidade

Atualmente o artista plástico também estuda utilizar o grafeno e cana de açúcar como matéria prima para fabricar as bicicletas.

As bicicletas ecológicas são mais resistentes, flexíveis e baratas em relação as demais bicicletas. Isso porque o plástico não enferruja, amortece naturalmente o impacto e a fabricação transforma resíduos sólidos em um novo produto. Ao todo, são três modelos diferentes de Muzzicycle e os preços variam de 700 a 3 mil reais.

Reportagem: Elias Silva

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!