O barco robô MAS 400 Mayflower, o primeiro projetado para cruzar o Oceano Atlântico de forma 100% autônoma, fracassou durante a primeira tentativa de travessia. Equipado com inteligência artificial e monitorado à distância, a embarcação teve “alguns problemas” e precisou voltar à base, o porto de Plymouth, na Inglaterra.

O barco, que foi resgatado do meio do oceano, partiu na semana passada e a previsão era de que a viagem durasse ao menos 21 dias. Projetado pela ProMare, ele faz parte de um projeto que comemora os 400 anos da viagem dos primeiros colonos ingleses para os Estados Unidos a bordo do navio Mayflower, em 1620.

publicidade

Além da celebração, a embarcação também tinha a missão de fazer uma série de experimentos, coletando dados sobre a vida marinha e amostras de resíduos plásticos.

O contratempo com o barco, causado por uma drástica redução de velocidade, impressiona quem conhece a fundo a história do Mayflower original. Com 102 pessoas e 30 tripulantes a bordo, o navio encalhou duas vezes antes de chegar à costa dos Estados Unidos, precisando, também, retornar a Plymouth para reparos.

publicidade

A esperança é que, se o descendente high-tech estiver seguindo os passos do antepassado, a terceira tentativa de travessia deve ter sucesso. Afinal, os dois primeiros contratempos foram superados.

Para saber mais sobre o MAS 400 Mayflower, dê uma passada no nosso portal, o olhardigital.com.br

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!