Lua agitada: Nasa escolhe 3 novas missões de pesquisa para o nosso satélite natural

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 23/06/2021 23h34, atualizada em 23/06/2021 23h36
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nasa selecionou três novos experimentos científicos que vão partir para a superfície lunar em foguetes particulares por meio do programa Commercial Lunar Payload Services, ou, Serviços de Carga Útil Lunar Comercial.

Um deles é o Lunar Vertex, um módulo de pouso e rover destinado ao Reiner Gamma, uma misteriosa área com “redemoinhos lunares”. Não se sabe como eles se formam ou mesmo o que realmente são, mas os cientistas descobriram que estão associados a regiões de altos campos magnéticos.

As outras duas cargas úteis são um par de pacotes científicos com destino à Cratera Schrödinger, uma bacia de impacto no Polo Sul da Lua, no lado oculto do satélite.

Uma delas é a Farside Sismic Suite, que vai levar um par de sismômetros para medir os terremotos lunares e com que frequência o solo lunar é atingido por pequenos meteoróides.

Já a outra é o Lunar Interior Temperature and Materials Suite, que vai sondar como o interior da Lua conduz calor e eletricidade.

Esses experimentos podem ser bem menos impressionantes do que um pouso tripulado, mas são importantes para que a agência recomece a estabelecer a presença humana na Lua.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital