Carros e cinema mantêm uma relação estreita há décadas e alguns modelos ganharam fama após aparecer na tela grande. Talvez buscando esse mesmo tipo de popularidade a BMW escolheu ‘Viúva Negra’ como vitrine de seu SUV, o X3. O veículo tem destaque em cena de perseguição no próximo filme da Marvel, que chega aos cinemas e ao Disney+ no dia 9 de julho. Confira um vídeo promocional, narrado por Scarlett Johansson, estrela do longa-metragem.

O modelo está disponível no Brasil desde setembro do ano passado com preços a partir de R$ 342.950, na versão xDrive 30e, ou R$ 367.950, versão X Line. Segundo a montadora, são os únicos SUVs híbridos plug-in do mercado premium que contam com atualização remota e gratuita de software.

publicidade

Leia mais:

Imagem exibe BMW X3 preto em estrada com paisagem montanhosa.
O modelo tem autonomia de até 55 quilômetros no modo elétrico. Crédito: BMW/Divulgação

Certamente a inteligência artificial do modelo não é capaz de assimilar a direção agressiva de Viúva Negra/Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), mas o X3 conta com um sistema de aprendizado que permite a automatização de hábitos dos motoristas. O assistente condução semiautônoma presente no carro é outro facilitador e possibilita direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas.

A versão X Line traz uma versão mais robusta de assistência inteligente, o Driving Assistant Plus. O recurso auxilia a realização de manobras evasivas e traz opções de proteção contra colisão lateral, alerta de tráfego em cruzamentos e assistente auxiliar de troca de faixa. São adições que talvez tenham ajudado a Viúva Negra na sequência de fuga, mas provavelmente são mais úteis no dia a dia do condutor tradicional. Aliás, a BMW também liberou um outro vídeo, com bastidores da gravação da cena de perseguição de carros. Veja:

Outros diferenciais são o carregador de celular sem fio (wireless charging), Android Auto e a preparação para Apple Car Play, que transfere a interface do iPhone por meio de conexão sem fio.

Foto mostra parte do painel e da direção do BMW X3
Veículo tem recursos de automação da direção com aprendizado por inteligência artificial. Crédito: BMW/Divulgação

Quanto à mobilidade, o motor elétrico do BMW X3 pode ser usado para condução exclusivamente elétrica ou como suporte para o motor de combustão. A bateria de íons de lítio de alta tensão do modelo híbrido permite autonomia de até 55 quilômetros (ciclo NEDC) e até 46 km (ciclo WLTP). O consumo combinado de energia está entre 17,2 e 16,4 kWh a cada 100 quilômetros percorridos.