Comandante Moonikin Campos: Nasa batiza manequim que vai viajar até a Lua

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 29/06/2021 21h32, atualizada em 29/06/2021 21h34
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nasa anunciou nesta terça-feira o nome do boneco de testes que vai ser enviado em uma viagem ao redor da Lua na missão Artemis I, programada para outubro deste ano. Apelidado de Moonikin, que mistura “Moon”, Lua em inglês e Manequim, ele vai ser batizado oficialmente como “Comandante Moonikin Campos”.

O sobrenome é uma homenagem a Arturo Campos, gerente de subsistemas elétricos do módulo lunar da Apollo 13, que desempenhou papel crucial no retorno seguro da tripulação à Terra após uma explosão na espaçonave a caminho da Lua.

Oito nomes foram submetidos à votação do público no perfil da Nasa no Twitter. O segundo favorito foi Dellos, referênca à ilha grega onde nasceram Apollo e Artemis.

Moonikin Campos é um manequim masculino que anteriormente foi usado em testes de vibração da cápsula Orion. Ele vai ocupar o assento do comandante, vestido com a Orion Crew Survival Suit, o mesmo traje que os astronautas das missões Artemis vão usar nas viagens espaciais.

O boneco tem dois sensores de radiação e sensores adicionais sob o encosto de cabeça e atrás do assento para gravar dados de aceleração e vibração durante a missão.

Os dados obtidos vão ajudar a Nasa a proteger a tripulação durante a Artemis II, programada para 2023, que vai ser a primeira missão em mais de 50 anos a enviar humanos ao redor da Lua.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital