Apple e Intel na frente: nova geração de chips está em desenvolvimento em Taiwan

Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 02/07/2021 22:01, atualizada em 02/07/2021 22:02

A Apple e a Intel devem ser as primeiras do mercado a garantir o uso de uma nova tecnologia de fabricação de chips em parceria com a Taiwan Semiconductor Manufacturing.

Continua após a publicidade

As duas gigantes estão testando projetos para desenvolver chips da próxima geração, fabricados em 3 nanômetros. Essa medida quer dizer que os componentes do circuito são construídos em 3 milionésimos de milímetro!

Um futuro modelo do iPad que deve ser lançado em 2022 pode ser o primeiro dispositivo a vir equipado com o ‘SoC’, o que quer dizer “sistema-em-um-chip” mais avançado.

A TSMC afirma que a nova tecnologia pode aumentar o desempenho dos processadores em até 15% em comparação com a fabricação atual, em 5 nanômetros, enquanto reduz o consumo de energia em até 30%.

Algo muito útil para dispositivos que precisam ser alimentados por baterias, como smartphones, tablets e laptops.

A Intel está trabalhando com a fábrica de Taiwan em pelo menos dois projetos de processadores para notebooks e servidores. É uma tentativa da empresa de tornar os próprios chips mais competitivos e recuperar a fatia de mercado que perdeu para as rivais AMD e Nvidia nos últimos anos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

E
Eduardo Sorrentino

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

E
Elias Silva

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email