Denúncia grave: vacinas da Astrazeneca vencidas foram aplicadas no Brasil

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 02/07/2021 21h51, atualizada em 02/07/2021 21h54
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

De acordo com dados de registros do Ministério da Saúde apurados pela Folha de São Paulo, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas no Brasil. A situação preocupa, uma vez que o vencimento compromete a proteção contra a Covid-19.

1.532 municípios brasileiros aplicaram os imunizantes com prazo de validade expirado. Maringá, no Paraná, foi a cidade que mais aplicou as doses: 3.536 pessoas foram vacinadas com o produto da AstraZeneca fora da validade.

Entre as cidades que receberam esses imunizantes também estão as capitais Belém, São Paulo e Salvador.

Um segundo problema também foi diagnosticado: mais 114 mil doses da AstraZeneca que já foram distribuídas por todo o Brasil já expiraram. Ainda não há informações se as doses foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

Caso tenha recebido a dose expirada equivocadamente, você deve procurar a unidade de saúde que fez a aplicação para orientações e acompanhamento.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 indica que quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias após a dose errada, já que, na prática, a pessoa nunca foi vacinada.

Para saber se existe o risco de você ter tomado um imunizante vencido, pegue o certificado de vacinação e entre no nosso site, o olhardigital.com.br que lá você vai ver mais detalhes sobre o esse preocupante e grave assunto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital