De acordo com dados de registros do Ministério da Saúde apurados pela Folha de São Paulo, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas no Brasil. A situação preocupa, uma vez que o vencimento compromete a proteção contra a Covid-19.

1.532 municípios brasileiros aplicaram os imunizantes com prazo de validade expirado. Maringá, no Paraná, foi a cidade que mais aplicou as doses: 3.536 pessoas foram vacinadas com o produto da AstraZeneca fora da validade.

publicidade

Entre as cidades que receberam esses imunizantes também estão as capitais Belém, São Paulo e Salvador.

Um segundo problema também foi diagnosticado: mais 114 mil doses da AstraZeneca que já foram distribuídas por todo o Brasil já expiraram. Ainda não há informações se as doses foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

Caso tenha recebido a dose expirada equivocadamente, você deve procurar a unidade de saúde que fez a aplicação para orientações e acompanhamento.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 indica que quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias após a dose errada, já que, na prática, a pessoa nunca foi vacinada.

Para saber se existe o risco de você ter tomado um imunizante vencido, pegue o certificado de vacinação e entre no nosso site, o olhardigital.com.br que lá você vai ver mais detalhes sobre o esse preocupante e grave assunto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!