A Nasa continua trabalhando para descobrir o que causou o problema que atingiu o computador de carga útil do telescópio Hubble, colocando vários instrumentos científicos em modo seguro desde o dia 13 do mês passado.

Quando o computador de carga útil parou, a espaçonave parou de coletar dados. A boa notícia é que o telescópio em si e os instrumentos científicos permanecem em boas condições e, desde que a falha ocorreu, foram colocados em modo de segurança.

Já foram analisadas várias combinações de hardware do computador de carga útil principal e de backup, mas sem sucesso. Agora os suspeitos são a fonte de alimentação, o barramento de dados e o processador de formatação de dados.

É bom lembrar que um formatador de dados falhou em 2008, e a Nasa mudou com sucesso para backups, que operaram até que uma missão de serviço substituiu o hardware com falha.

publicidade

Mas agora a agência não tem mais acesso a um veículo projetado para esses tipos de missões de serviço, o que reduz bastante as opções de conserto. Mesmo assim, valem todas as tentativas para recuperar o Hubble, que já produziu imagens fantásticas do universo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!