Roblox e Sony fazem acordo para criar experiências musicais no jogo

O acordo entre Roblox e Sony também é um esforço da plataforma de se livrar dos caros processos por quebra de direitos autorais de músicas
Por Karoline Albuquerque, editado por Neil Patel Brasil 06/07/2021 16h28, atualizada em 26/11/2021 11h45
Roblox
Imagem: Miguel Lagoa / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Depois de enfrentar um processo no valor de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) por supostamente violar direitos autorais, a Roblox corre para fechar acordos oficiais de música. Assim, ela anunciou uma parceria com a Sony Music.

O negócio entre o game e a empresa de música levará mais artistas da gravadora à plataforma de jogos, de modo que ambos vão colaborar em “experiências musicais inovadoras”.

Leia mais:

Em novembro, por exemplo, há um show de Lil Nas X e uma festa de lançamento de Zara Larsson em maio. Por enquanto, as empresas não revelam quais são os eventos que os jogadores poderão esperar ou mesmo quando poderão ser vistos.

A Roblox já tem um contrato semelhante com a BMG, firmado no mês de junho. Esse é o maior acordo musical da plataforma até hoje. Agora, apenas Universal e Warner continuam como grandes gravadoras que não têm algum negócio com o game.

Por causa do processo, a Roblox não tem escolha, a não ser continuar a fechar esses contratos. A ação judicial contra a plataforma aconteceu porque, supostamente, a Roblox não fez nada para impedir que os jogadores fizessem caixas de som virtuais para reproduzir músicas protegidas por direitos autorais.

Roblox é plataforma que possibilita desenvolver jogos gratuitamente para Xbox, PC e Mobile. Imagem: Miguel Lagoa / Shutterstock.com

Essas músicas tocadas pelos jogadores não incluíam Robloxcore ou outras projetadas para o mundo aberto da plataforma. Em sua defesa, a Roblox afirma que seleciona a música carregada e reprime aqueles que quebram as regras.

Porém, a resposta da desenvolvedora não foi o suficiente para as gravadoras, convencidas de que a Roblox permitia a pirataria. Assim, ao fechar os acordos, a plataforma consegue persuadir a Sony, BMG e outras empresas a desistirem dos processos, ou, pelo menos, suavizá-los.

Via: Engadget

Leia também: o que é Roblox?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Neil Patel Brasil é redator(a) no Olhar Digital