Ransomware: empresa de software pode ter que pagar US$ 70 milhões a hackers

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 06/07/2021 21h06, atualizada em 06/07/2021 21h11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A empresa fornecedora de softwares Kaseya foi alvo de um ataque de ransomware. Hackers paralisaram os serviços dos programas oferecidos pela companhia em todo o mundo, e o resgate pedido foi de 70 milhões de dólares, ou quase 364 milhões de reais.

A Kaseya é uma empresa que atua no ramo de software de gestão de produtos, estoques e inventários, oferecendo serviços a pequenos empreendedores ou redes de comércio.

Segundo o CEO da Kaseya, Fred Voccola, o tamanho exato do dano causado pelo ransonware é difícil de ser estimado.

Uma boa parcela dos usuários é de consultórios particulares de médicos, dentistas e similares, mas o impacto foi mais sentido na Suécia, onde diversos supermercados tiveram que fechar os estabelecimentos porque as caixas registradoras ficaram offline.

Outro local de grande transtorno foi a Nova Zelândia, onde creches e escolas de educação infantil dependem dos sistemas da Kaseya e tiveram que fechar o dia letivo em virtude de programas inoperantes.

Voccola não respondeu se vai pagar o valor pedido pelos hackers.

“Ransomware” é a prática atribuída a um ataque cibernético que “sequestra” informações ou sistemas privados em troca de um resgate, normalmente pago por meio de criptomoedas devido à dificuldade de rastreamento. Os hackers deste caso, porém, não sinalizaram nenhuma preferência específica por moedas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital