A Lightyear, fabricante holandesa que é pioneira em veículos elétricos solares, alcançou um grande marco de desempenho e autonomia ao dirigir por 710 km com o protótipo do One. Nunca antes um carro elétrico percorreu essa distância com uma bateria relativamente pequena, de apenas 60 quilowatts/hora.

Segundo a empresa, mesmo os carros elétricos mais eficientes do mercado hoje consomem cerca de 50% a mais de energia trafegando a 85 quilômetros por hora.

publicidade

O protótipo do carro elétrico movido a energia solar foi posto à prova na pista de testes Aldenhoven Testing Center, na Alemanha. O teste foi responsável por avaliar aspectos da máquina, desde a validação do rendimento dos painéis solares, desempenho da bateria, consumo de energia do sistema de refrigeração, até o funcionamento dos motores de roda e do software que opera o automóvel.

Como as baterias são a parte mais cara dos carros elétricos, vai ser possível reduzir o preço de compra.

A Lightyear está se preparando para a comercialização oficial do One. Uma série exclusiva do modelo deve entrar em produção no primeiro semestre de 2022. Segundo a empresa, o desejo é atender ao mercado a partir de 2024.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!