Voo da Virgin Galactic entra para a história da conquista do espaço

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 12/07/2021 22h42, atualizada em 12/07/2021 22h44
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O voo da VSS Unity bateu o recorde do maior número de seres humanos lançados simultaneamente ao espaço. Foram seis pessoas, incluindo o bilionário Richard Branson, dono da Virgin Galactic.

Ele completou a primeira missão turística ao espaço, ao decolar no último domingo às 11 e 40 da manhã, pelo horário de Brasília. O evento foi mostrado ao vivo nas redes sociais do Olhar Digital, com comentários do astrônomo Marcelo Zurita e do editor de ciência e espaço, Rafael Rigues.

A decolagem foi realizada no Espaçoporto América, no Novo México, nos Estados Unidos. Sob as asas do porta-aviões, VMS Eve, a VSS Unity alcançou a altitude de cerca de 15 mil metros até acionar o próprio motor e chegar ao espaço em uma trajetória suborbital.

A fase em micro gravidade, quando o veículo atinge o topo do caminho suborbital, durou em torno de quatro minutos. O pouso aconteceu às 12 e 40.

Richard Branson viajou com os pilotos Dave Mackay e Michael Masucci, o engenheiro Coplin Bennet, a instrutora de astronautas Beth Moses, e o vice-presidente de relações governamentais Sirisha Bandla.

Branson fez o voo espacial apenas nove dias antes de outra empresa, a Blue Origin, decolar com o veículo suborbital New Shepard.

A empresa espera enviar o chefe Jeff Bezos, bilionário fundador da Amazon, ao espaço em 20 de julho, junto com o irmão e uma pequena equipe.

Mas Richard Branson saiu na frente, e pelo jeito, ficou muito feliz.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital