Thaspol Sangsee/Shutterstock
“Dar um Google”. A ação tornou-se praticamente uma tarefa diária na vida dos internautas, seja para aprender uma nova receita, para saber mais sobre determinada notícia, fazer um trabalho acadêmico, ou mesmo para quaisquer outras finalidades.
Fato é que o buscador nem sempre fornece os resultados esperados, por mais que o usuário realize inúmeras pesquisas diferentes. Por isso, existem alguns comandos para refinar as buscas e que podem te ajudar no processo para encontrar resultados mais assertivos. Confira abaixo algumas dicas e truques para otimizar as pesquisas no Google.
Quando você pesquisa uma frase inteira no Google, o buscador por retornar resultados mais amplos. Por exemplo: ao pesquisar Por que usar JavaScript, ele pode exibir sites que contenham as três palavras ou menos e em ordem aleatória.
Já ao usar aspas na pesquisa “Por que usar javascript”, o Google prioriza resultados que contenham exatamente o trecho buscado, o que pode facilitar o processo de procura.
Leia também:
Você pode especificar para o Google onde sua palavra-chave deve aparecer: no título, na url ou no texto. Para isso, use um dos seguintes comandos:
Você não precisa pesquisar com o “e” para que o Google traga resultados com dois termos, por exemplo, “seo ou busca orgânica”. Porém, quando sua busca inclui sinônimos, você pode (e deve) usar o “ou”. Assim, você filtra sites que tenham uma das palavras-chaves.
Se pesquisar por “zoom” no Google, poderá encontrar sobre o app de videoconferências, o site que compara preços ou mesmo o zoom óptico de dispositivos. Uma grande confusão!
Por isso, você pode usar o comando de menos junto da palavra a ser ignorada para refinar os resultados, excluindo determinados sites. Por exemplo, a busca por zoom -meetings exclui páginas que falam sobre o app de chamadas.
O Google também indexa páginas das redes sociais. Para encontrar determinado assunto no Facebook, Twitter ou similares, basta escrever @redesocial palavra-chave.
Ainda no tema de redes sociais, você pode encontrar os assuntos mais recentes de determinada hashtag. Para isso, basta usar # antes do termo.
Caso você queira encontrar a hashtag em determinada mídia social, basta inserir o nome que deseja. Por exemplo, #loveyou Instagram.
Acesse o dicionário rapidamente com o comando “definição” ou “significado” e a palavra-chave. Por exemplo, definição ovni:
Caso não tenha certeza do que realmente esteja procurando ou queira explorar o algoritmo do Google ao máximo, vale usar asterisco (“*”) nos termos de pesquisa, já que o caractere funciona como uma espécie de coringa e substitui uma palavra na frase.
Ao digitar, por exemplo, “como criar * em Pyhton” (sem as aspas), o Google vai substituir o asterisco por “tela”, “interface gráfica”, “programa executável” e diversas outras coisas na linguagem de programação. Interessante, não?
Economize tempo ao buscar por imagens no Google. Com o comando “imagesize:larguraxaltura” (escreva as dimensões em pixels), você encontra imagens no tamanho exato.
Também é possível refinar as pesquisas do Google para o site apresentar resultados do termo buscado apenas de uma determinada página.
Ao digitar “site:endereço do site ‘termo desejado'”, serão exibidos resultados apenas dentro desta página.
Este recurso também funciona para buscar resultados apenas em um domínio, como “.gov”.
Lembre-se de não inserir um espaço entre o comando “site:” e o endereço ou domínio. Também não coloque “http://” ou “www” na url, ok?
Para ampliar sua lista de sites favoritos, use o comando “related:endereço do site”. Assim, você descobre páginas similares a uma que você já visita. O recurso é interessante também para quem que descobrir parceiros ou concorrentes.
O próprio site do Google possui filtros para páginas de web, imagens, vídeos e notícias, por exemplo. Mas caso a pesquisa tenha objetivo de encontrar algum documento específico (como um arquivo PDF ou PowerPoint), é possível usar uma combinação no campo de busca.
Basta digitar “filetype:[tipo do arquivo] ‘palavra-chave'”. No exemplo abaixo, a intenção era buscar apenas por documentos em PDF que abordassem o tema Covid-19.
Sim, o Google oferece a opção para exibir pesquisas em intervalos personalizados. Mas, bem, caso o usuário queria refinar as buscas pelo próprio campo de pesquisa, basta digitar “‘palavra-chave’ before:[data desejada]” ou “‘palavra-chave’ after:[data desejada]“.
Vale lembrar que a tradução para o português das palavras “before” e “after” correspondem a “antes” e “depois”, respectivamente.
Conforme as tecnologias evoluem, mais produtos com configurações e preços diferentes aparecem no mercado. Por isso, coloque “$” antes de um valor para encontrar o produto em um preço específico. Por exemplo: smartphone $500.
Se você quiser encontrar um produto num intervalo de preços, junto o comando “..” entre os preços. Por exemplo, smartphone $50..$100.
Essas são apenas algumas das dicas para refinar suas buscas no Google. Vale treinar todos os comandos para otimizar cada vez mais os resultados e lembrar que, quanto mais detalhes, maiores serão as chances de encontrar o que está procurando.
Com informações do Google (1, 2 e 3).
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de fevereiro de 2023 10:47