O Google recebeu uma multa de 593 milhões de dólares do governo francês nesta terça-feira. O órgão de controle da concorrência do país considerou que a empresa descumpriu um acordo que envolve direitos autorais de notícias. O pagamento do valor recorde vai ser destinado às agências de notícias que tiveram conteúdos exibidos nos resultados de buscas.
De acordo com a autoridade reguladora francesa, o Google violou uma decisão tomada no ano passado que determinou a realização de acordos de licenciamento com as editoras e agências de notícias para reutilização de conteúdos protegidos por direitos autorais.
Agora, o Google tem dois meses para elaborar propostas que compensem financeiramente os editores. Caso contrário, a empresa deve ser multada em mais de um milhão de dólares por dia até o acerto final.
Segundo um porta-voz da gigante das pesquisas, a empresa está muito decepcionada, pois agiu de boa fé em todo o processo, e está finalizando um acordo de licenciamento com a agência France-Press.
A batalha judicial enfrentada na França é apenas um dos problemas enfrentados pelo Google no mundo. Atualmente, existe um movimento global para lutar por indenizações referentes aos direitos autorais, principalmente envolvendo empresas de tecnologia e editoras de notícias.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!