Raridade cara: diamante azul foi vendido por US$ 40 milhões

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 13/07/2021 22h03, atualizada em 13/07/2021 22h06
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A mineradora internacional de diamantes Petra Diamonds, com sede no Reino Unido, vendeu um único diamante por nada menos do que 40 milhões de dólares, ou cerca de 207 milhões de reais. A pedra é um diamante azul Tipo llb, que alcançou o maior valor oficial para um único exemplar na história do mercado de pedras preciosas.

O diamante tem 39,34 quilates e foi encontrado na mina de diamantes Cullinan, na África do Sul, em abril deste ano. Um quilate equivale a 200 miligramas de peso.

A mina é conhecida como uma fonte de gemas de diamantes gigantes e considerados de alta qualidade pelos especialistas em pedras preciosas, como as pedras Tipo II. Hoje, ela é a mais importante fonte de diamantes azuis do planeta, muitos deles raros.

O maior diamante bruto já encontrado na história, uma pedra de 3.106 quilates, descoberto em 1905, também foi recolhido na mina de Cullinan.

A pedra em estado bruto passa por um processo trabalhoso até se transformar em uma jóia. Hoje em dia, programas em 3D são usados para avaliar a melhor forma de lapidar as gemas com o mínimo de perda de tamanho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital