A Nasa vai executar um teste de voo não tripulado da missão Artemis I que vai levar a embarcação NEA Scout, que carrega alguns satélites miniaturizados CubeSat, para criar um sistema de detecção e prevenção contra asteroides.

Todo o equipamento já está em posição no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A NEA Scout é bem pequena, mais ou menos do tamanho de uma caixa de sapatos, e está devidamente armazenada em uma prateleira especial na área de integração entre o foguete e a espaçonave Orion.

A NEA Scout vai ser a primeira missão interplanetária dos Estados Unidos a fazer uso da propulsão por velas solares, numa demonstração de que é possível usar esse recurso em naves espaciais para novos destinos e executar importantes pesquisas científicas.

As velas solares são feitas de um plástico revestido de alumínio mais fino que um fio de cabelo, mas grande como uma quadra de tênis. Ela é capaz de gerar aceleração por meio do reflexo da luz solar. Quanto mais calor e luz, mais velocidade.

publicidade

A embarcação marca o início de uma missão de aproximadamente dois anos para navegar em direção a um asteroide próximo do nosso planeta.
A máquina vai produzir imagens detalhadas que vão facilitar o estudo desses nossos vizinhos rochosos.

Além disso, a missão vai servir como um método preventivo no encontro de asteroides com menos de 100 metros de tamanho, uma categoria nunca antes explorada. É bom lembrar que mesmo esses asteroides menores podem ameaçar a vida na Terra no caso de um impacto.

E finalmente, a NEA Scout também é um modelo de testes para a missão Solar Cruiser, que a Nasa pretende lançar em 2025. Ela também vai usar a tecnologia de velas solares, mas 16 vezes maiores do que a embarcação atual.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!