Google desenvolve novo recurso que protege bateria de smartphones

Por Flavia Correia, editado por Rafael Rigues 15/07/2021 16h57, atualizada em 16/07/2021 11h44
google-pixel
Imagem: Tada Images - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você sabe o quanto é importante proteger a saúde da bateria do seu smartphone. Pensando nisso, o Google criou um novo recurso em seus aparelhos Pixel para otimizar a integridade da bateria.

Identificada pelo site XDA-Developers, a ferramenta  impede que o telefone carregue totalmente sob certas condições extremas, como carregamento por quatro dias consecutivos ou quando detecta carga durante condições de alto consumo de bateria, como jogos.

Nessas condições os smartphones, do Google Pixel 3 ao Google Pixel 5, devem atingir, no máximo, 80% de carga. Essa medida serve para proteger a vida útil da bateria. Nesses momentos, a notificação “Otimizando para a integridade da bateria” aparece no visor.

Recurso dos telefones Google Pixel para otimizar bateria deve estar disponível em 2022

Isso é semelhante ao recurso Battery Care dos telefones Sony Xperia, limitando a quantidade de tempo que a bateria é mantida carregando em mais de 90%. A diferença é que a Sony permite que os usuários liguem ou desliguem o recurso, podendo até definir horários personalizados para ativação da ferramenta. 

Novo recurso visa otimizar baterias dos smartphones Google Pixel, da versão 3 à 5. Imagem: Roman Krasnytskyi – Shutterstock

Segundo o site Android Central, o Google diz que o recurso temporário “desliga automaticamente quando o telefone não atende mais às condições listadas”. A empresa afirma, também, que o usuário pode, em vez disso, reiniciar o dispositivo ou esperar cerca de 10 minutos. Depois que qualquer uma dessas ações forem feitas, o dispositivo deve carregar totalmente novamente.

É importante observar que assim que as condições apontadas forem atendidas novamente, o dispositivo irá reativar a otimização da bateria. Também deve ser destacada a distinção entre esse recurso e o carregamento adaptável, que visa preservar a saúde da bateria usando seu alarme para limitar o carregamento durante a noite e, em seguida, recarregando o telefone antes do usuário configurar para acordar.

De acordo com o XDA, o recurso pode ser habilitado em telefones Pixel por volta de abril ou maio de 2022. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital