A partir de agora, os motoristas que possuem a CNH Digital e aderirem ao Sistema de Notificação Eletrônica, o SNE, vão poder pagar multas com 40% de desconto.

Com o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Serpro, a empresa de tecnologia da informação do governo federal, o usuário recebe a notificação de infrações na tela do smartphone.

publicidade

Mas o abatimento de 40% ocorre apenas se a pessoa abrir mão da defesa prévia ou recurso contra a autuação.

Atualmente, 19 Detrans estão cadastrados no sistema de notificação eletrônica. No caso do Departamento Estadual de Trânsito paulista, a consulta de multas e o pagamento com os 40% de desconto são feitos por meio do portal do Detran-SP ou do aplicativo do Poupatempo.

Segundo dados da SERPRO, desde o lançamento do serviço em abril, o SNE já proporcionou ao cidadão uma economia de mais de 100 milhões de reais em descontos no pagamento de multas. Mais de 7 milhões de veículos em todo o Brasil já estão cadastrados no sistema.

Os motoristas podem aderir ao serviço dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS. O usuário ainda pode acessar o sistema de notificação eletrônica via computador, pelo site do Denatran.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!