No último domingo, a cidade de Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos foi atingida por chuvas torrenciais. Mas isso nem é tão impressionante. O que chama a atenção nesse caso é que o governo do país afirma que as chuvas foram criadas por drones especialmente elaborados para “semear” nuvens.

A iniciativa serviu para diminuir os efeitos de uma forte onda de calor que tem atingido a cidade, que é uma das mais tecnológicas do mundo. Esse aumento repentino na temperatura é o mesmo que tem atingido países mais frios também localizados no hemisfério norte, como Canadá e Estados Unidos, que têm experimentado as temperaturas mais quentes dos últimos tempos.

Em Dubai, a temperatura média chegou a alcançar 48 graus nas últimas semanas. Com isso e sem previsão de chuvas, o governo resolveu inovar e colocou drones para “fazer chover”. Felizmente, a ideia deu certo e melhorou um pouco a situação do calor no país.

Os drones foram desenvolvidos em parceria com pesquisadores da Inglaterra. O funcionamento é relativamente simples: enquanto voam, eles reunem dados meteorológicos e emitem uma descarga elétrica nas nuvens.

publicidade

A ideia é que esse pequeno pulso elétrico ajude no agrupamento de gotículas de água e outras partículas, que formam novas nuvens, essas maiores, que realmente têm chances de criar chuvas. Por estar localizado em uma zona desértica, Dubai normalmente vê apenas cerca de dez centímetros de chuva por ano.

Porém, apesar de representar uma esperança para locais como Dubai, o desenvolvimento de tecnologias capazes de alterar o clima em algumas áreas pode ser motivo de preocupação em outros locais. Segundo especialistas, equipamentos do tipo poderiam ser transformados em armas que “roubam” chuvas de um local e as levam para outro, provocando estiagens em países inimigos.

Mas ainda bem que por enquanto pelo menos, os drones só estão sendo usados para o bem.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!