O Instagram anunciou recentemente seu novo filtro de conteúdo sensível, para bloquear postagens que alguns usuários considerem impróprias ou ofensivas. O modelo não impede essas postagens e os usuários precisam ativa-lo para que ele bloqueie posts. No entanto, alguns criadores temem que esse seja um recado da rede social para uma mudança no conteúdo da plataforma.

O novo filtro serve para publicações que não ferem a política de uso da rede social, mas ainda sim podem não agradar alguns usuários específicos. Entrariam nessa categoria posts com cunho sexual ou violento. O Instagram diz que isso não altera em nada a distribuição desse conteúdo na plataforma.

publicidade

Conteúdo do Instagram

O medo dos criadores é que influencers que falam sobre sexo ou até mesmo sobre armas tenham seu trabalho escondido na rede social. O app já limitava a quantidade de conteúdo confidencial exibido nas abas de Explorar e agora com a nova configuração isso tende a ser aplicado no Instagram.

Uma polêmica em torno disso está justamente na discussão de o que é considerado conteúdo impróprio. “Nas últimas 24 horas, tive muitas conversas com artistas e outros criadores que estão incrivelmente frustrados por terem seus trabalhos escondidos”, escreveu em um post Phillip Miner, um artista e influenciador da revista de Natural Pursuits. “Por outro lado, as pessoas ficam frustradas por não conseguirem encontrar o conteúdo que desejam ver”, completou ainda.

O Instagram alega que a mudança não altera a distribuição de conteúdo e que o usuário pode optar por ver ou não um determinado tipo de publicação.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!