Imagine poder viajar a trabalho sem ter que levar tanto peso em equipamentos. Ou estar longe do escritório e ainda poder rapidamente montar uma estação de trabalho completa para resolver uma emergência. Ou ainda, na casa de praia ou no campo, desfrutar da sua plataforma de streaming favorita ou dos seus games como se estivesse em casa? Com o Ready For, da Motorola, é possível fazer tudo isso com apenas seu smartphone e um cabo.  

A Motorola disponibilizou nos seus aparelhos mais modernos (no Brasil, o motorola edge+ e o moto G100 5G), o Ready For – uma plataforma completa que conecta o celular a um monitor ou TV, via cabo USB-C para USB-C/HDMI. Mais do que apenas espelhar a tela do celular, o Ready For cria uma interface que permite ao usuários aproveitar os avançados recursos que o smartphone já possui, mas numa tela muito maior.

Ready For é simples, basta conectar seu aparelho compatível à uma TV ou monitor, via cabo USB-C para USB-C/HDMI, sem múltiplos acessórios ou configurações complicadas. A solução ainda é compatível com teclado e mouse Bluetooth, e utiliza a câmera dos aparelhos como webcam para videochamadas – melhorando imensamente a qualidade de imagem em relação a uma webcam tradicional e tirando proveito da velocidade de transmissão superior do 5G.

Ao conectar o smartphone, o usuário pode escolher uma das experiências:

Desktop móvel – Use seus aplicativos em um monitor externo com várias janelas para um espaço de trabalho mais produtivo. A interface do sistema é muito semelhante aos sistemas operacionais que já conhecemos, então você poderá navegar por várias guias, usar seu e-mail e outros apps como se estivesse em um computador.

Para navegar, a tela do telefone vai servir como um trackpad, semelhante ao de um notebook, mas o sistema suporta o uso de teclado e mouse Bluetooth para uma experiência completa. Ao clicar na bandeja de aplicativos, você verá uma lista com todos os apps em seu smartphone. Basta um clique sobre um ícone para abrir o app correspondente, que surge em uma janela.

Essa janela pode ser posicionada ou redimensionada livremente, e também é possível colocar o app em “tela cheia” clicando na seta com duas pontas no canto superior direito da janela. Apps abertos são listados na barra de tarefas no rodapé da tela, e há um modo que mostra de uma só vez na tela todas as janelas abertas, para facilitar a multitarefa.

No canto inferior direito da barra de tarefas há ícones que mostram o status da conexão de rede e carga da bateria, além de um ícone que dá acesso a uma central de notificações.

TV – Desfrute do conteúdo de qualquer plataforma de streaming sem precisar estar conectado à uma rede wi-fi ou de um aparelho extra que seja compatível com seu app favorito. Usando a conexão 5G – disponível nos dois aparelhos vendidos no Brasil – o Ready For transforma qualquer televisor ou monitor numa Smart TV, capaz de reproduzir o YouTube, Netflix, Disney+ ou qualquer outro serviço de streaming em alta qualidade.

Jogos – O Ready For pode trazer para seu aparelho Motorola com conexão 5G a experiência de um console de videogame. Aproveite a capacidade de processamento avançada dos aparelhos para trazer gráficos de última geração e jogabilidade online com uma latência baixíssima, graças ao 5G. O usuário pode emparelhar um controlador Bluetooth ou ainda usar o próprio smartphone como controle.

Bate-papo por vídeo – Seja uma reunião de trabalho ou um encontro virtual com a família, o Ready For permite não somente exibir a imagem numa tela muito maior, como ainda aproveita toda capacidade das câmeras do seu smartphone para realizar uma transmissão com qualidade de imagem superior. No caso do moto g100 5G, você terá a opção de escolher entre a lente principal de 64 MP ou a lente ultra grande angular de 16 MP, que permite capturar mais pessoas em um quadro. 

A ferramenta de rastreamento do Ready For ainda permite que a imagem acompanhe o movimento do seu rosto para garantir que você esteja sempre enquadrado durante a transmissão. Essa solução serve tanto para videochamadas em que o interlocutor pode se mover livremente sem ter que se preocupar em ajustar também a câmera, como para criadores de conteúdo, que contarão com um “cameraman” digital para ajudá-los o tempo todo. 

Espelhamento de tela – Você também pode escolher espelhar o que está na tela do seu telefone para monitor externo e compartilhar seu conteúdo com outras pessoas. Aqui é simples: tudo que você fizer ou ver em seu telefone é mostrado na TV.

O cabo USB-C para USB-C/HDMI é a solução mais simples do Ready For, mas a Motorola ainda lançou um dock que mantém seu smartphone no modo retrato ou paisagem para facilitar o posicionamento. A dobradiça flexível permite que o acessório seja usado como um tripé para facilitar o acesso ou até para obter o melhor ângulo para a câmera, a escolha é sua. Um ventilador integrado mantém o aparelho resfriado mesmo nos momentos de uso mais intenso.

Essas são apenas algumas das maneiras de usar o Ready For e a Motorola promete trazer novos avanços para a solução no futuro. Acessibilidade sem fio e experiências de uso com o óculos inteligente de realidade aumentada Lenovo ThinkReality A3 AR estão nos planos da fabricante. 

Confira ofertas e novidades da linha Motorola, clicando aqui.