A startup chilena NotCo, que produz alimentos como maionese e sorvete à base de plantas, chegou ao status de unicórnio, como são conhecidas as startups avaliadas em 1 bilhão de dólares, em um prazo menos que o previsto.

Entre os nomes que investiram na empresa, estão o piloto Lewis Hamilton, o tenista Roger Federer, Jack Dorsey, CEO do Twitter e Jeff Bezos, fundador da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo.

publicidade

A vedete da NotCo é um sistema de inteligência artificial apelidado de Giuseppe, que é capaz de “traduzir” receitas tradicionais, com ingredientes de origem animal, para equivalentes vegetais. A tecnologia combina diferentes produtos para recriar sabor, consistência, aroma e textura dos alimentos originais.

A empresa vai além dos produtos que imitam o leite de vaca, e já lançou uma carne moída vegetal no Chile, que deve chegar em breve ao Brasil.

Um dos maiores desafios do laboratório-cozinha é criar produtos em escala industrial, e também com custo menor. Por enquanto, um litro de leite da empresa é vendido em São Paulo por aproximadamente 15 reais.

Se depender dos investimentos, que continuam crescendo, as metas de expandir produtos e mercados vão ser alcançados em breve. A food tech já é avaliada hoje em um bilhão e meio de dólares.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!