A empresa norte-americana Joby Aviation anunciou nesta terça-feira que atingiu um novo marco no desenvolvimento do transporte aéreo elétrico: a aeronave que também se chama Joby completou um percurso de 240 quilômetros com apenas uma carga de bateria.

Recentemente adquirida pela divisão de táxi aéreo do Uber, a Joby espera iniciar a operação de serviço comercial já em 2024. A aeronave tem seis rotores e é uma mistura de helicóptero e avião. Ela é capaz de decolar e pousar verticalmente e transporta um piloto e até cinco passageiros.

Mas durante o testevela foi controlada remotamente, como um drone. Além disso, o trajeto não foi realizado em linha reta: em vez disso, a Joby deu 11 voltas em um “circuito” com 22 quilômetros de diâmetro, completando o teste em 1 hora e 17 minutos.

O objetivo do teste é minimizar a preocupação com a autonomia da aeronave.

publicidade

O segredo da Joby Aviation é uma formulação especial para a bateria. O desenvolvimento do sistema de propulsão e da eletrônica da aeronave é liderado por Jon Wagner, que foi líder de engenharia de baterias na Tesla.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!