Base da infraestrutura de suporte para a transformação digital das empresas, os data centers são essenciais para o gerenciamento do negócio. Mas para que os servidores não se transformem de um ativo (um componente que ajuda a sua empresa a ganhar dinheiro) para um passivo (um voraz consumidor de verbas), duas características são primordiais: alta capacidade de processamento de dados e eficiência energética.

Esse segundo item é uma demanda crescente para a economia sustentável. Data centers consomem de 10 a 50 vezes a energia por área de um edifício comercial. Globalmente, os servidores consomem cerca de 200 terawatts-hora (TWh) por ano – mais do que alguns países, como o Irã, por exemplo.

Colocando a infraestrutura a favor da sustentabilidade, a Dell Technologies está lançando a nova linha de Servidores PowerEdge com processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração e uma eficiência energética até 60% melhor em comparação com as gerações anteriores. São cinco modelos: C6520, MX750c, R750, R750xa e R650.

Novos servidores Dell EMC PowerEdge

Com um chassi de design exclusivo, os Servidores PowerEdge contam com ventiladores tubulares e resfriamento adaptativo para consumo mais eficiente de força. Combinado com o resfriamento de vetores múltiplos, o fluxo de ar gerado pelos ventiladores pode ser direcionado automaticamente para a parte mais quente do servidor para resfriamento otimizado.

O sistema de resfriamento de líquido direto para os servidores possui uma tecnologia exclusiva de sensor de vazamentos, que ajuda os clientes a encontrar e resolver problemas nos servidores de maneira mais rápida. Menos tempo de manutenção significa mais tempo de trabalho para os Servidores PowerEdge, que equipados com PCIe Gen 4.0, possuem o dobro de desempenho na taxa de transferência em relação à geração anterior e até seis aceleradores por servidor para dar suporte às cargas de trabalho com uso intenso de dados.

Combinado com a tecnologia Deep Learning Boost, o processador Intel Xeon Scalable ainda oferece 74% mais velocidade no desempenho de IA. O PowerEdge R750 em particular, possui processadores que entregam performance 46% maior em média em comparação com a geração anterior. O chip foi lançado mundialmente em abril e a Dell Technologies foi a primeira empresa no Brasil a disponibilizar soluções com o processador.

Novos servidores Dell EMC PowerEdge
Novos servidores Dell EMC PowerEdge. Créditos: Dell

“O Intel Xeon Scalable de 3° Geração é a plataforma mais avançada e de mais alto desempenho para data centers, otimizada para suportar a mais ampla gama de cargas de trabalho”, explica a Diretora Geral da Intel Brasil, Gisselle Ruiz Lanza. “Essa parceria com a Dell para o lançamento dos primeiros Servidores PowerEdge 15G é muito importante para continuarmos ajudando a levar a melhor tecnologia possível para as empresas e sociedade como um todo”, completa.

Projetado para aumentar o desempenho da aceleração, o PowerEdge R750xa entrega performance densa de GPU de machine learning, inferência e computação de alta performance. O servidor com soquete duplo e 2U suporta até 4 GPUs double-wide e 6 single-wide.

Raymundo Peixoto, vice-presidente sênior de Data Center da Dell na América Latina, observa que a longa parceria com a Intel permite os avanços tecnológicos para apoio a empresas e à sociedade. “A Dell Technologies mantém uma longa parceria com a Intel para desenvolvimento de soluções inovadoras e que permitam que a tecnologia apoie as empresas e a sociedade. E o lançamento dos primeiros Servidores PowerEdge 15G no mercado, Dell EMC PowerEdge, com os processadores Intel®️ Xeon®️ Scalable, reforça esse compromisso de apoiar a transformação digital das organizações instaladas no país.”

Novos servidores Dell EMC PowerEdge
Novos servidores Dell EMC PowerEdge. Créditos: Dell

Disponibilidade

· Servidores Dell EMC PowerEdge C6520, MX750c, R750, R750xa, R650 com Processadores da 3ª geração Intel® Xeon® Scalable

Para mais informações acesse a página da Dell para soluções de infraestrutura.