O mundo inteiro está de olho nas Olimpíadas em Tóquio, e os japoneses aproveitam a atenção para mostrar poder tecnológico. Um dos exemplos disso é o ônibus autônomo e-Palette, que está sendo usado para transportar atletas dentro da Vila Olímpica. O veículo é extremamente hightech, elétricos e com sistema de direção sem motorista nível 4, a segunda maior da classificação de segurança e verdadeira autonomia, conforme o National Highway Traffic Safety Administration.

Fabricado pela Toyota, ele pode transportar 20 passageiros e quatro cadeiras de rodas, já que o modelo também vai ser utilizado durante as Paralimpíadas. O e-Palette pode rodar até 150 quilômetros entre recargas e conta com tecnologia de controle de movimentos para aceleração e frenagem suaves.

publicidade

Além de contar com direção autônoma, o ônibus das Olimpíadas detecta outros automóveis e pedestres ao redor e aciona o freio automático, caso seja necessário.

Os veículos podem atingir no máximo, 32 km/h, mas a segurança tem mais um ítem especialmente dedicado aos tempos de hoje: segundo a montadora, o e-Palette conta com tecidos e superfícies internas em material antiviral para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Com o número de casos chegando a um novo recorde na cidade de Tóquio, essa é uma novidade mais que bem vinda.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!