Em Marte, Rover Curiosity encontra formação rochosa que desafia a gravidade

Pequeno arco tem todos os motivos para cair só com um vento forte, mas estranhamente se mantém firme na estrutura onde está instalado
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 03/08/2021 16h09, atualizada em 04/08/2021 08h55
atmosfera-de-Marte
Imagem: Whitelion61 - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ao explorar a Cratera Gale em Marte, o veículo de exploração Curiosity) se deparou com uma formação rochosa curiosa: um pequeno arco de 16,5 centímetros (cm) que, a julgar pelo formato, poderia vir abaixo apenas com um vento mais forte. Entretanto, por alguma razão, ele se mantém firme na estrutura montanhosa onde foi encontrado.

O fato gerou graça entre os cientistas que pilotam o rover aqui na Terra, com alguns referindo-se à formação como “caprichosa”. Isso porque a Cratera Gale é conhecida por ser uma área amplamente afetada por ventos fortes e alto volume de poeira e outras partículas levantadas por eles.

Leia também

Imagem mostra formação rochosa "caprichosa" vista em Marte pelo rover Curiosity
Formação rochosa estranha é bem pequena, mas por alguma razão resiste aos ventos fortes e à gravidade de Marte sem se mover. Imagem: NASA/JPL-Caltech/Divulgação

“Alguns enxergam uma cobra, outros enxergam chifres, e outros veem uma fita de DNA, mas pelo menos por enquanto, o que eu vejo é um excelente mosaico nessa edificação estranha, provavelmente [vinda] da erosão diferencial nas rochas alteradas”, disse a geologista especialista em Marte, Gwénaël Caravaca.

Já a geologista Michelle Minitti afirmou que a estrutura provavelmente é feita de material resistente à erosão, o que corrobora a sua resistência fora do comum para uma formação rochosa de diminuto tamanho.

Até o momento, ninguém arriscou dar um nome para a formação rochosa vista pelo Curiosity. O mesmo não pode ser dito da comunidade de fãs do outro rover, o Perseverance, que recentemente viu o que ficou conhecido como “a Pedra do Cofrinho”.

Se com esse nome, você lembrou da situação nada agradável que ocorre com suas calças quando você se abaixa demais, então parabéns: você adivinhou o contexto e serve de prova que a mentalidade da quinta série dos seres humanos chegou em Marte.

Vamos deixar a imagem falar por si:

Imagem mostra a "pedra do cofrinho", uma rocha vista em Marte pelo rover Perseverance e que recebeu o apelido carinho da comunidade de fãs
“Moço, com licença, mas poderia ajeitar suas calças?”, disse o rover Perseverance, presume-se. Imagem: NASA/JPL-Caltech/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital