Como uma alternativa mais sustentável para o consumo de carne, a startup Next Gen Foods, criada pelo alemão Timo Recker e pelo brasileiro André Menezes desenvolveu o Tindle, um bife de frango feito de vegetais. A “carne vegetal” tem alto teor de proteínas e fibras, com baixos valores de carboidratos.

Segundo a empresa, o crescimento dos produtos plant-based, alimentos feitos com plantas que podem substituir os de origem animal, vem chamando a atenção dos consumidores ao redor do mundo.

publicidade

O mercado global de proteínas vegetais deve movimentar cerca de 85 bilhões de dólares até 2030, de acordo com o banco suíço UBS. Já o investimento global em tecnologia de alimentos nos três primeiros trimestres de 2020 foi de mais de 8 bilhões de dólares.

E com tanto otimismo no setor, muitos investidores tem olhado de forma especial para as startups de food tech. Recentemente a startup Next Gen Foods recebeu um aporte histórico de 20 milhões de dólares.

publicidade

O valor vai ser usado para impulsionar a entrada do Tindle nos Estados Unidos, principal mercado de carne vegetal do mundo. Já o Brasil deve receber as operações da startup até o final de 2022.

No Brasil, o número de vegetarianos cresceu 75% entre 2012 e 2020, segundo o Ibope. Ainda de acordo com o instituto, 60% de todas as pessoas entrevistadas prefeririam comprar produtos à base de plantas se a faixa de preço fosse semelhante à dos produtos de origem animal da mesma categoria.
E você, compraria um bife de frango feito de vegetais?

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!