A Sony divulgou nesta quarta-feira (04) os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal de 2021, encerrado no último dia 30 de junho, incluindo a atualização dos números do PlayStation Plus (PS Plus). O levantamento apontou um total de 46,3 milhões de assinantes, o que representa um aumento de 1,3 milhão no comparativo anual, mas uma expressiva queda de mesma proporção em relação ao semestre.

Até então, o serviço que permite aos jogadores de PlayStation jogar on-line e ter acesso de dois a três títulos gratuitos por mês seguia apresentando crescimento constante. No último ano fiscal (finalizado em março de 2021), o número de assinantes era de 47,6 milhões. Compare os números no gráfico abaixo:

publicidade
ps plus queda
O número de assinantes do PS Plus está em queda pela primeira vez. Imagem: Screenrant/Reprodução

Os resultados negativos não param por aí. O balanço fiscal ainda apontou que a queda do PS Plus veio acompanhada de um declínio no número de usuários ativos mensais, representando uma baixa de 10 milhões com relação ao ano anterior. Ou seja, o número total (estimado) de contas únicas que jogaram ou usaram o serviço durante o último trimestre foi de 114 milhões para 104 milhões.

Ao comentar sobre o assunto em um webcast (via Screenrant), o chefe de finanças da Sony, Hiroki Totoki, culpou a pandemia de covid-19 pela queda de assinantes do PS Plus e das atividades de jogos em geral, visto que no ano passado, as quarentenas tiveram um grande impacto no aumento dessas atividades. “Claro, 104 milhões não é um número forte, mas estamos olhando para isso como uma tendência de declínio? Nós não pensamos assim. Estamos tentando analisar diferentes elementos, mas não há tendências visíveis que possamos capturar. Talvez este mês ou no próximo mês teremos que continuar a assistir e fazer uma análise”, explicou.

publicidade

“Correndo o risco de repetição, posso dizer que no ano passado a demanda para ficar em casa foi tão significativa em retrospectiva, então em comparação com aquele período do ano passado como uma tendência, é claro [diminuiu]. [Mas] em comparação com o ano fiscal de 2019, há um aumento”, disse Totoki.

playstation plus ps plus
Jogos do PS Plus em agosto de 2021. Imagem: PlayStation/Divulgação

Vale ressaltar ainda que, para o próximo trimestre, haverá mais um fator que pode impactar nos números – ao menos para o público brasileiro: o aumento do preço da assinatura do PS Plus. No País, desde o último dia 7 de julho, o plano anual que custava R$ 149,90 passou para R$ 199,90.

De qualquer forma, os assinantes do serviço terão três títulos disponíveis tanto para PlayStation 4 (PS4) quanto para PlayStation 5 (PS5) em agosto. Os jogos do próximo mês são ‘Hunter’s Arena: Legends’, ‘Plants vs. Zombies: Battle for Neighborville’ e ‘Tennis World Tour 2’. Todos os games estão disponíveis desde o dia 3 de agosto.

publicidade

Leia mais:

Fonte: Screenrant

publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!