Um problema no sistema de propulsão causou mais um adiamento da missão de teste de Voo Orbital 2, que vai levar a cápsula Starliner para a órbita da Terra. Segundo a empresa, ainda não há uma nova data para o lançamento, e eles estão trabalhando para entender o que causou a falha.

Engenheiros da Boeing detectaram o aparecimento de indicadores inesperados da posição de válvulas no sistema de propulsão, depois que tempestades elétricas atingiram o Centro Espacial Kennedy, na última segunda-feira.

publicidade

No comunicado, a Boeing informou que as equipes de engenharia já descartaram várias causas em potencial para a falha, mas precisam de mais tempo para fazer uma avaliação completa.

Os problemas com a Starliner começaram a aparecer desde a primeira missão de voo, no ano passado. A decolagem teve sucesso, mas um problema no gerenciamento de combustível impossibilitou a entrada correta na órbita terrestre e o encontro com a estação espacial internacional, que completaria a missão.

publicidade

No dia 30 de julho, a segunda versão da Starliner foi impedida de decolar no dia marcado por um incidente que não teve nada a ver com ela: o módulo russo Nauka teve uma falha de funcionamento, acionou os propulsores e “empurrou” a ISS para fora da posição ideal.

A decolagem então foi marcada para o dia seguinte, mas os problemas no sistema de propulsão começaram a aparecer e causaram mais dois adiamentos.

publicidade

Por enquanto nem a Nasa nem a Boeing deram a previsão de um novo lançamento. A gente, claro, fica de olho!!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!