Quem nunca se deparou com aquele alerta de armazenamento cheio no iPhone, não é mesmo? O que pouca gente sabe é que fotos, vídeos e GIFs enviados nos chats de mensageiros como o WhatsApp, bem como o backup de conversas, ocupam muito espaço do celular – principalmente se o download automático de mídias estiver ativado.

É possível apagar manualmente todo esse conteúdo através da biblioteca do celular, no entanto, existe uma forma mais rápida de acesso dentro do WhatsApp que permite excluir todo o conteúdo de uma única vez.

publicidade

Vale lembrar que é importante ter certeza da exclusão das mídias e que nada de importante será perdido. Assim, recomendamos realizar o backup do mensageiro antes de começar a limpeza para garantir que arquivos importantes não sejam excluídos por engano.

Nosso teste foi feito a partir de um iPhone 7, mas também é possível realizar o procedimento em celulares Android.

publicidade

Leia mais!

Como apagar arquivos de mídia do WhatsApp e liberar espaço no iPhone?

1 – Vá até a aba de “Configurações” do WhatApp, clique em “Armazenamento de dados” e depois em “Gerenciar armazenamento”;

publicidade

2 – O app irá te mostrar o quanto da memória essas mídias estão usando, bem como o número de mídias enviadas com cada contato individualmente. Você pode escolher entre duas formas para analisar e excluir o conteúdo:

  • Se optar por apagar tudo pelo “Analisar e Apagar Itens”

Clique no total de mídias, depois toque em “Selecionar” para escolher quais fotos e vídeos serão apagados. Se tiver certeza de que tudo que está ali pode ser deletado, aperte em “Selecionar todos” e depois clique no ícone de lixeira;

publicidade

O mesmo pode ser feito na aba “Encaminhados com frequência”.

  • Se optar por ir pela aba “Conversas”

Entre no chat e faça o mesmo procedimento com a tecla “Selecionar” ou “Selecionar todos”;

Dica: a aba de “Conversas” mostra em ordem decrescente os chats que mais possuem mídias. A partir disso você pode analisar onde estão concentrados os maiores números de conteúdo e, assim, deletá-las.

Como apagar GIFs

1. Para apagar os GIFs é necessário exclui-los de forma individual, diretamente nas conversas do chat, ou acessar “Conversas” e depois “Limpar todas as conversas”.

Importante! A opção “Apagar todas as conversas” exclui, inclusive, o chat aberto com o contato. Ao selecionar apenas limpar, ele apaga apenas as mensagens – o que também inclui todas as mídias.

Prontinho! Agora você já sabe como fazer aquela faxina nas mídias do seu WhatsApp.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!