Depois de diversos atrasos no cronograma, o veículo urbano Zetta finalmente foi lançado pelo governo da Rússia. O carro elétrico promete ser o mais barato do mundo, e deve começar a sair da linha de montagem até o final de 2021.

O EV de três portas vai ser produzido na fábrica de Togliatti, na região de Samara.

O Zetta tem apenas três metros de comprimento, com espaço para levar dois ocupantes e pouca bagagem. O motor usa uma fonte de econômicos 10 kilowatts/hora, de tração dianteira que leva o carro a velocidade máxima de 120 km/h. A autonomia de 180 quilômetros entre as cargas de bateria é boa apenas para uso nas cidades.

O preço do “carro elétrico mais barato do mundo” começa em 550 mil rublos, cerca de 39 mil e 500 reais. Esse valor o coloca entre os veículos mais acessíveis desse tipo no mercado e vai ser o responsável por dar início a expansão da frota elétrica na Rússia.

publicidade

O início da produção em massa do Zetta é parte dos planos de transição energética do governo russo, que quer atingir 10% de participação dos carros elétricos e zero emissões no mercado local até 2030.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!