Quando o Game Boy Pocket foi lançado em 1996, o console prometia ser uma alternativa menor, mais leve e com uma tela melhorada (mesmo em escala de cinza) à linha portátil da Nintendo. Em relação à bateria e duração, o videogame oferecia duração de aproximadamente 10 horas com apenas duas baterias AAA – o que não era ruim, para a época.

Porém, nas últimas décadas, hackers de hardware DIY (do it yourself, ou, faça você mesmo, na tradução literal) modificaram o aparelho com vários novos recursos, como telas IPS LCD de alta qualidade, que podem causar gastos adicionais de energia. Ao mesmo tempo, desenvolvedores e entusiastas também buscaram formas de equipar com o console com baterias recarregáveis mais potentes. O Museu de Ciências Naturais de Houston resolveu inovar ainda mais no quesito e trazer, acredite, um Game Boy Pocket com painel solar integrado – veja como funciona abaixo:

publicidade

Se você queria poder se divertir sem precisar recarregar frequentemente, aqui está uma opção, mas como o portátil funciona? Bem, a tela original em preto e branco foi substituída por uma LCD retroiluminada, e o hardware foi modificado para ligar uma bateria LiPo (polímero de lítio) de 3,7 volts de 1.000 mAh, capaz de funcionar de 7 a 12 horas com carga, mesmo com um novo painel.

Um driver de carregamento USB-C e uma porta também foram aplicados, possibilitando assim que o jogador se conecte ao Game Boy Pocket modificado para carregar de forma elétrica também. E, claro, um painel solar quase exatamente do tamanho da traseira do dispositivo foi conectado na parte de trás, junto as controlador de carga LiPo.

Contudo, vale ressaltar: pequenos painéis solares não garantem muita energia. Em suma, a fonte pode produzir 5 V a um máximo de 150 mA, o que significa que o Game Boy Pocket leva cerca de 7 horas para carregar totalmente a bateria de 1.000 mAh modificada – presumindo que o jogador tenha bastante luz do Sol direta.

Por outro lado, o console te dá a opção de “carregamento normal” através da porta USB-C. Por aqui, é possível recarregar a bateria de 0 a 100% em cerca de uma hora.

Leia mais:

Youtuber transforma melancia em um Game Boy; assista

Fonte: Hack a Day

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!