Contra o bullying: TikTok anuncia novos recursos para usuários adolescentes

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 13/08/2021 22h27, atualizada em 13/08/2021 22h32
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok adotou mais recursos para proteger a privacidade e a segurança de adolescentes dentro da plataforma. O motivo é o crescente número de jovens que vêm enfrentando problemas que envolvem bullying e diferentes tipos de assédio moral.

A partir de agora, a definição de quem pode enviar mensagens para usuários do TikTok que tiverem 16 ou 17 anos será “Ninguém”. Atualmente, as mensagens são definidas como “Amigos” por padrão, ou seja, os adolescentes podem receber mensagens de outros usuários que os seguem e são seguidos por eles.

A empresa também limitou o horário das notificações push, que informam sobre novas publicações. Os adolescentes com idades entre 13 e 15 anos não recebem notificações depois das 9 horas da noite. Uma hora depois, às 10 da noite, são desativadas as notificações para os usuários com idades entre 16 e 17 anos.

O TikTok também está trabalhando para que avisos pop-ups apareçam para adolescentes de 16 e 17 anos caso eles ativem os downloads de vídeos. Será exibida uma mensagem informando que ativar essa opção significa que outras pessoas podem baixar os vídeos, e compartilhar em outros locais. Para menores de 16 anos, os downloads de vídeos estão desativados de maneira permanente.

Representantes do TikTok afirmam que a prioridade da rede é garantir que os adolescentes tenham uma experiência segura e adequada à idade dentro da rede. Outras plataformas, como o Instagram, também têm tomado medidas destinadas à proteção de adolescentes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital