Os smartphones já são parte quase indispensável do nosso cotidiano. Seja para trabalho ou simplesmente para se manter conectado com os amigos e a família, perder ou ter o seu celular roubado é uma situação bastante estressante.

Contudo, saiba que se o aparelho roda o Android, o Google possui um recurso embarcado no sistema para te ajudar. Estamos falando do ‘Encontre Meu Dispositivo’.

publicidade

A boa notícia é que essa funcionalidade já vem ativada por padrão em alguns aparelhos, o que aumenta as oportunidades de conseguir recuperar um celular perdido. Veja como o recurso funciona.

Como ativar o ‘Encontre Meu Dispositivo’

1. O primeiro passo é verificar se a ferramenta do Google já está ativada no seu telefone. Para isso, acesse ‘Configurações’ > ‘Segurança’ e toque na opção ‘Encontre Meu Dispositivo’.

Como ativar o ‘Encontre Meu Dispositivo’

2. Se a funcionalidade estiver desativada, toque no botão em destaque para ativá-la.

Como ativar o ‘Encontre Meu Dispositivo’

Na captura de tela acima, dá para ver que existem três opções para encontrar um gadget com Android perdido. Pelo aplicativo ‘Encontre Meu Dispositivo’ (disponível na Play Store), pelo endereço “android.com/find” ou através de uma pesquisa no Google pela frase “encontre meu dispositivo”.

Para tudo funcionar, verifique também se o serviço de localização do sistema está habilitado.

3. Vá novamente até as configurações do telefone e encontre ‘Localização’. Se estiver desligada, toque no botão abaixo para ativar a opção ‘Usar local’.

Como ativar o ‘Encontre Meu Dispositivo’

Leia mais:

Como localizar um celular Android com o ‘Encontre Meu Dispositivo’

Se seguiu os passos até aqui, você está pronto para realizar os procedimentos para tentar recuperar um celular perdido ou roubado.

1. Como dito antes, uma das opções para achar um celular perdido é acessar a página de pesquisa do Google e digitar “Encontre o meu dispositivo”.

No exemplo abaixo, a ferramenta encontrou o aparelho e oferece duas opções: fazer com que o mesmo emita um som e a opção ‘Recuperar’, que redireciona o usuário para a página “android.com/find“.

Como localizar um celular Android com o ‘Encontre Meu Dispositivo’

Observação: se nunca usou esse serviço antes, pode ser necessário dar permissão ao Google para usar os seus os dados de localização.

2. Na página ‘Encontre meu Dispositivo’, você observará o modelo do seu telefone, a última vez que o Google conseguiu localizá-lo, o nome da rede Wi-Fi que ele está usando e até a sua carga atual de bateria. Um mapa ao lado mostra onde o aparelho foi “visto” pela última vez.

Como localizar um celular Android com o ‘Encontre Meu Dispositivo’

Após localizar o dispositivo, há três opções em destaque no lado esquerdo da tela. A escolha aqui dependerá se você sente que o celular está ou não em um local seguro.

  • Primeiro, você pode fazer com que o dispositivo reproduza um toque em volume máximo por cinco minutos até que possa localizá-lo. O que funciona bem se tiver esquecido o telefone na casa de um amigo ou conhecido, por exemplo.
  • A segunda alternativa bloqueia o acesso ao gadget e sai imediatamente da sua conta do Google, o que preserva os seus dados e credenciais. Uma boa opção em caso de roubo, por exemplo.
  • A última, ‘Limpar dispositivo’, é a opção mais radical. Ela apaga todos os dados do seu telefone remotamente. Uma alternativa se tiver certeza que o smartphone foi roubado e não pode mais ser recuperado.

Pronto! Agora você já sabe como utilizar mais um dos recursos de segurança disponíveis no Android.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!