Uma startup dos Estados Unidos apresentou um sistema de realidade virtual que consegue reproduzir jogos no interior de carros — e que se alteram conforme a situação do veículo. A Holoride, como é o nome da empresa, desenvolveu uma SDK que quer aproveitar o potencial de entretenimento que os carros autônomos serão capazes de oferecer.

A feitiçaria funciona assim: a empresa fornece um kit de desenvolvimento de software que lê o interior e os arredores do carro, utilizando eles como campo de projeção dos jogos. E a projeção se altera conforme o movimento do veículo: À medida que o automóvel acelera, freia ou faz conversões, o mesmo acontece nos óculos de RV.

O conceito foi apresentado ainda na edição de 2016 da CES, com a startup apresentando uma demonstração tecnológica no interior de um Audi. A Holoride possui compatibilidade com o motor Unity de desenvolvimento, e já desenvolveu dois “jogos para carros” em seus óculos de realidade virtual.

Mulher jogando na realidade virtual com espaçonaves ao fundo
Plataforma utilizará movimento dos carros para alterar dinâmica dos jogos. (Créditos: Reprodução/Holoride)

Por se tratar de um kit de desenvolvimento de software, os jogos de Holoride não serão exclusivos à apenas um modelo de aparelho de realidade virtual. Nesse aspecto, tudo que o usuário precisará fazer é instalar o kit e os games no headset e levá-los para o passeio. O mesmo sistema será compatível com outras plataformas móveis, como tablets e smartphones.

publicidade

Empresa depende de autorização de fabricantes de veículos

Com a popularização de veículos autônomos, é possível imaginar os jogos da Holoride transformando os passeios num carro autônomo numa espécie de parque de diversões. Porém, uma das limitações é que a empresa precisa de autorização das fabricantes de veículos para reproduzir seu interior. Em outras palavras, o periférico pode até não importar, mas o carro, sim.

Até o momento, a empresa está negociando com Audi, Ford, Porsche e Mercedes para a coleta de dados de plataforma de SDK. Ainda não há nenhuma previsão imediata da chegada dos jogos em realidade virtual para carros,

Via Engadget

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!