Durante as disputas da canoagem nas Olimpíadas em Tóquio, a internet transformou um atleta iraniano em um meme que ganhou popularidade. A imagem traz o sobrenome do atleta como sugestão de senha forte. O meme, no mínimo, serve de alerta sobre a importância da gestão das senhas.

Este assunto pode parecer batido, mas muitas pessoas ainda utilizam senhas muito simples, o que é um atrativo para pessoas mal-intencionadas.

publicidade

Mas é um engana pensar que gestão de senha é questão de segurança apenas dos usuários. As grandes corporações também são alvos frequentes dos hackers.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Kaspersky mostra que quase um terço das organizações brasileiras tiveram problemas com incidentes de phishing ou ataques de engenharia social no último ano – sendo que 12% dessas empresas afirmaram que o ataque resultou em vazamento de dados.

Outro levantamento da companhia aponta que nove em cada 10 violações de dados corporativos na nuvem acontecem a partir de engenharia social. Além disso, a empresa detectou que no ano passado ocorreram mais de 373 milhões de tentativas ilegais de acesso remoto no Brasil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!