A LG divulgou nesta quinta-feira (19) o sucesso de transmissão dentro da rede 6G. A demonstração aconteceu em Berlim, na Alemanha, em um cenário aberto, controlado e ainda em fase inicial de testes, utilizando dois equipamentos com distância de 100 metros entre cada ponta.

O 5G ainda está longe da realidade de muitas pessoas, mesmo em países mais desenvolvidos. Este detalhe não é impeditivo para o desenvolvimento da próxima geração de redes sem fio, o 6G. Algumas empresas já estão testando equipamentos e frequências, com a LG fazendo sua parte em um teste realizado na capital da Alemanha, Berlim.

publicidade

Leia também

Lá, a empresa asiática firmou parceria com o laboratório Fraunhofer-Gesellschaft para transmitir dados via 6G em ondas na casa dos terahertz (THz), entre o prédio do Instituto Fraunhofer Heinrich Hertz e o Instituto de Tecnologia de Berlim. A distância entre a antena responsável pela emissão das ondas e o receptor foi de 100 metros, com o teste acontecendo no dia 13 de agosto.

publicidade

6G é muito veloz, mas ainda anda com dificuldade

LG demonstra transmissão 6G (Imagem: divulgação/LG)
LG demonstra transmissão 6G (Imagem: divulgação/LG)

Transmitir qualquer informação em frequências dentro dos terahertz já é um desafio praticamente impossível, pois existem limitações físicas muito importantes acontecendo. O próprio 5G em 3,5 GHz sofre deste problema, encontrando dificuldades para o sinal transpor objetos como comuns árvores e vidro de janelas que estão entre a torre da operadora e o celular – e olha que 3,5 GHz é uma onda capaz de atravessar muito mais espaço e objetos do que 1 THz.

Mesmo com este dilema em mãos, a LG conseguiu alimentar a antena com amplificadores que trabalham o suficiente para gerar o sinal estável em até 15 dBm, dentro de frequências entre 155 e 175 GHz. Outra tecnologia adotada pela empresa coreana foi um direcionador aprimorado para que os dados trafegarem diretamente para o aparelho de destino, conhecido como beamforming.

publicidade

Nós ainda estamos longe de ver o 6G aparecendo em alguma cidade como rede comercial para as pessoas, mas o padrão de frequências escolhidos para lidar com este tipo de conexão deve ser anunciado em 2025, com a expectativa de ter os primeiros planos sendo comercializados já em 2029.

Se as empresas conseguirem resolver o problema da transmissão do 6G em terahertz, o ambiente será de conexões ainda mais velozes e com latência muito inferior ao já ótimo cenário oferecido pelo 5G.

publicidade

Via: LG.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!