Após concluir todas as tarefas pré-determinadas em 3 meses, o rover Zhurong, da China, ultrapassou a expectativa de vida útil e vai continuar a explorar Marte. A próxima missão é uma longa expedição em direção a uma grande planície dentro da maior bacia de impacto conhecida no sistema solar. As informações são da Administração Espacial Nacional da China.
Com um metro e 85 de altura e 240 kg, o robô é o principal componente da missão Tianwen 1, e até agora, obteve 10 GB de dados primários e se moveu por cerca de 900 metros.
O rover vai ficar inoperante de meados de setembro até o final de outubro, devido à interrupção antecipada das comunicações com a Terra causada pela radiação eletromagnética solar, e então vai retomar a missão.
Outro exemplo de resistência é o helicóptero Ingenuity, que faria apenas 4 voos sobre Marte como uma prova de que é possível fazer viagens aéreas com aeronaves movidas a hélices. No começo da semana, ele realizou o décimo segundo voo, e pelo jeito tem mais pela frente.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!