Medicamentos e vacinas podem gerar sintomas indesejados. Por conta disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado pedindo que pessoas que tenham efeitos colaterais após tomarem as vacinas contra a Covid-19 façam uma notificação por meio do site da instituição.

Apesar de ser reforçado com a pandemia, o sistema Vigimed e Notivisa serve para qualquer medicamento ou vacina. Na página, é possível relatar problemas com diversos produtos. Segundo a agência, o monitoramento é importante para verificar se há algo de errado com o conteúdo oferecido.

publicidade

A Anvisa ainda pede que os efeitos colaterais sejam notificados mesmo que não haja certeza se o problema é causado pelo uso do medicamento. A entidade diz que a subnotificação pode prejudicar a identificação desses sintomas.

Anvisa e efeitos colaterais indesejados

“A notificação é importante para que possamos conhecer o perfil de benefício e risco dos produtos, porque todo produto tem um risco na utilização. Então, precisamos [da notificação] quando o produto está no mercado e os benefícios continua superando os riscos”, explica a gerente de Farmacovigilância, Helaine Capucho.

publicidade

Leia mais:

As notificações podem ser feitas por médicos e outros profissionais de saúde, além de farmacêuticos e usuários dos medicamentos. A Anvisa disponibiliza também um número de telefone caso haja dificuldade para enviar a notificação de efeitos colaterais pelo site: 0800 642 9782.

publicidade

Além desses problemas, é possível enviar queixas técnicas sobre as vacinas e medicamentos. Nesse caso, o termo serve para se referir a suspeita de alteração ou irregularidade do produto nos aspectos técnicos e legais, que podem, ou não, causar danos à saúde.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!