O nome dela é Do-Dodonpa, uma das atrações de um parque de diversões na cidade de Fujiyoshida, de menos de 50 mil habitantes. Segundo os criadores, é a mais rápida montanha russa do mundo em termos de aceleração, e tem o maior loop vertical.
Só que quatro pessoas que fizeram esse passeio relâmpago foram parar no hospital em menos de um ano, e a montanha russa foi fechada.
Essa montanha russa não tem rampa: é lançada por catapultas de ar comprimido, num sistema semelhante ao usado em porta-aviões. Isso faz com que vá de 0 a 180 km/h em pouco mais de 1 segundo e meio.
Essa aceleração gera uma força de 3,27 G, sentida nas costas de quem é lançado. Isso é significativamente mais do que os 3G, ou 3 vezes a força da gravidade terrestre, experimentada por astronautas no lançamento de um foguete.
É exatamente essa a causa dos quatro incidentes. As vítimas tiveram fraturas graves, potencialmente fatais. Uma delas teve a coluna quebrada e passou 3 meses em um hospital.
Em pelo menos um desses casos, o parque alegou que a passageira estava inclinada para frente. A recomendação é ficar totalmente encostado no banco, ou a aceleração extrema joga o passageiro violentamente para trás.
Fora esse início violento, a montanha russa tem um loop de 49 metros, alegadamente o mais alto do mundo.
A montanha russa foi fechada por ordem do Governo Prefeitural de Yamanashi. Agora, o brinquedo deve passar por investigações e possíveis reformas, que talvez forcem a montanha russa a ficar menos extrema.
E aí, quem tem coragem??
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!