Lançamento em atraso: missão Artemis I, da Nasa, deve ficar para o ano que vem

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 31/08/2021 23h21, atualizada em 31/08/2021 23h22
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A missão Artemis I, parte do projeto da Nasa para levar o homem de volta à Lua, deve atrasar o lançamento. A informação não é confirmada pela agência espacial americana, mas o site Ars Technica citou fonte que “garantiu” que o lançamento do foguete SLS deve ficar para a “primavera de 2022”, ou seja, entre março e junho do ano que vem.

Tudo indica que o novo avanço da pandemia da Covid-19 vem impactando negativamente o calendário da Nasa.

Oficialmente, a Nasa ainda acredita que o lançamento possa acontecer até o final de 2021, mas reconhece que está com um atraso de pelo menos dois meses. Atualmente, a agência terminou a montagem do foguete SLS, já com os propulsores e um componente que simula a massa da nave Orion, que vai ser acoplada a ele. Os testes do conjunto deveriam terminar no final de junho.

Segundo a fonte do Ars Technica, uma avaliação mais completa deve ocorrer apenas entre novembro e dezembro. Depois disso, o conjunto volta para o armazém de montagem para checagens finais e alguns testes secundários.

Essa missão não tripulada é apenas a primeira fase do projeto Artemis. Somente depois do sucesso desse lançamento, vai ser montada a espaçonave Artemis 2, que vai levar astronautas de volta à Lua.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital