Uma imensa quantidade de candidatos a viajantes espaciais se inscreveu para fazer parte do programa de astronautas da Agência Espacial Europeia neste ano. Foram mais de 23 mil requisições, um número 3 vezes maior do que na convocação anterior, em 2008.

Mas claro, as inscrições não são garantia de ingresso, já que os aspirantes a astronautas ainda tem que passar por um rigoroso processo seletivo. Mesmo assim, a agência já pediu para os candidatos terem um pouco de paciência pelos resultados, que vão demorar mais do que o normal para serem divulgados.

publicidade

A fase de pré-seleção só descartou menos de 20% dos inscritos, que não atendiam aos requisitos estabelecidos.

Dos que sobraram, apenas mil e 500 vão ser classificados para a segunda fase, que envolve um dia inteiro de testes em uma das instalações da agência espacial. Mas com as restrições relacionadas a viagens por causa da Covid-19, os candidatos vão ser convidados aos poucos até o fim do ano.

publicidade

Depois disso, os candidatos ainda vão ter que passar por três etapas de testes práticos e duas rodadas de entrevistas, para finalmente serem selecionados como astronautas. Esse processo deve ser concluído até a metade do ano que vem.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!