A Nasa deu início a voos de teste de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, popularmente chamados de “carros voadores”, com a Joby Aviation, empresa do norte da Califórnia.

De acordo com a agência espacial, os voos de teste fazem parte de um programa da Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada, que vai determinar se essas aeronaves são seguras para os passageiros.

publicidade

A Nasa, não vai ser uma simples observadora de voos. Técnicos vão coletar dados acústicos e de desempenho de veículos para uso em modelagem e simulação de futuros conceitos de espaço aéreo.

Um grande argumento de venda para as empresas é que essas aeronaves são muito mais silenciosas do que os helicópteros, e por isso mais adequadas para prestar serviços de taxi aéreo em áreas populosas.

A agência espacial também vai ajudar a formatar as normas técnicas para operação desse tipo de aeronave.

A Joby e outras empresas pretendem lançar o serviço de táxi aéreo já em 2024, mas esse processo de aprovação provavelmente vai levar mais tempo. Alguns especialistas disseram que pode levar até cinco anos ou mais para as primeiras licenças serem concedidas.

De qualquer maneira, a gente fica de olho!!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!