Cerveja ecológica? Navio elétrico usa contêineres com bateria para distribuir a bebida sem emissões

Por Jeniffer Cardoso, editado por Elias Silva 07/09/2021 22h09, atualizada em 07/09/2021 22h10
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O navio elétrico Alphenaar usa uma inovadora tecnologia com contêineres com baterias de íon de lítio para entregar sua carga sem emissões de carbono.

E o primeiro cliente da embarcação ambientalmente responsável será a fabricante de cervejas Heineken, que planeja ser uma empresa neutra em carbono até 2030.

O Alphenaar usa contêineres de tamanho padrão de 6 metros com uma bateria de 2 megawatts-hora, o equivalente a 36 carros.

A fabricante, chamada Zero Emission Services, pretende criar uma frota fluvial com oito navios, oito estações de recarga, e 14 contêineres de bateria. Eventualmente, a empresa pretende ter 30 rotas diferentes com seus veículos.

Neste momento, há um trajeto só, usado pela Heineken, e as baterias serão trocadas no porto fluvial de Alphen aan den Rijn, nos Países Baixos.

No mundo todo, navios representam cerca 3% das emissões de gases estufa. Pelo cálculos da Zero Emission Services, quando a frota estiver completa, 360 mil toneladas de CO2 devem deixar de ser liberadas na atmosfera por ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital